Em relação aos dados do exame físico relacionados ao sistema cardiovascular, assinale a alternativa CORRETA.
A estase jugular é um dado importante em pacientes com insuficiência cardíaca. Sua distensão indica alterações de pressão e volume dentro do átrio direito, refletindo a atividade do lado direito do coração e sua eficácia como bomba. O ingurgitamento das veias jugulares deve ser examinado com o paciente em decúbito de 45º.
A verificação de edemas, principalmente nos membros inferiores (complementada na palpação pelo sinal de Godet), fornece uma indicação de insuficiência ventricular esquerda.
O acúmulo de líquidos observados no abdome (ascite) pode indicar insuficiência cardíaca esquerda crônica. A confirmação da presença de ascite pode ser obtida por meio das técnicas de percussão abdominal e piparote.
A ausculta é o método semiológico que oferece informações valiosas acerca dos sons cardíacos (bulhas cardíacas), do enchimento ventricular e do fluxo sanguíneo pelas válvulas cardíacas, bem como do ritmo. Os focos de ausculta cardíaca são: mitral (cruzamento do 5º espaço intercostal esquerdo com a linha hemiclavicular); tricúspide (base do apêndice xifoide); aórtico (2º espaço intercostal esquerdo, junto ao esterno) e pulmonar (2º espaço intercostal direito, junto ao esterno).