

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considerados de grande complexidade, os procedimentos intervencionistas são caracterizados como procedimentos longos. Por essa razão, surge a preocupação, da exposição, de médicos e enfermeiros, à radiação secundária. Em relação à proteção dos profissionais que atuam no laboratório de hemodinâmica, é correto afirmar:
a blindagem é fundamental, por isso recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual como o avental de chumbo, óculos plumbífero e protetor de tireoide
a blindagem é facultativa, pois o uso do dosímetro individual é obrigatório, podendo avaliar o tempo de exposição de cada profissional de forma individual.
o uso do dosímetro não é obrigatório desde que se façam as medidas do tempo e a distância, de modo que o profissional deve minimizar a dose, otimizando-a por meio da regulação do tempo de fluoroscopia.
mediante os efeitos negativos da radiação ionizante, surgiu o conceito de radioproteção ou proteção radiológica, que consiste em promover a segurança dos equipamentos radioativos.
o dosímetro é o instrumento responsável pela proteção e blindagem individual dos profissionais que atuam no laboratório de hemodinâmica, nos casos em que a exposição seja ocupacional.