As artérias coronárias são responsáveis pela irrigação e oxigenação do coração. Em relação a essa importante estrutura anatômica cardíaca, é correto afirmar que
a artéria circunflexa localiza-se posteriormente ao tronco pulmonar e com trajeto anterior à aurícula atrial direita para alcançar o sulco interventricular até o ápice.
a artéria descendente anterior, quando dominante, seu trajeto ultrapassa a crux cordis, na qual origina o ramo descendente posterior e ramo ventricular posterior.
os óstios das coronárias direita e esquerda situam-se na raiz da aorta e são anatomicamente definidas como: artéria marginal, artéria ventricular posterior e artéria diagonal.
o padrão de dominância é definido pela artéria responsável por originar o ramo descendente posterior. Em 90% da população, essa artéria se origina da descendente anterior, sendo atribuído o nome de dominância esquerda.
o tronco coronário esquerdo divide-se em artéria descendente anterior, artéria circunflexa e, em alguns pacientes, o tronco termina em uma trifurcação originando o ramo diagonalis.