

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Para responder às questões de números 30 e 31 considere o relato a seguir.
Ao realizar o exame físico de G.C., 58 anos, sexo masculino, recém-internado com diagnóstico de insuficiência cardíaca (IC), o enfermeiro obteve: temperatura axilar = 36,8 ºC; frequência cardíaca = 72 batimentos por minuto, respiração = 24 movimentos por minuto; pressão arterial = 130 x 88 mmHg. Observou que o paciente estava lúcido, consciente, deambulava espontaneamente, mas se queixava de cansaço aos esforços de média intensidade. Entre outras alterações, constatou que G.C. apresentava edema de membros inferiores, hepatomegalia e ascite (+/4+). Ao verificar a prescrição médica, observou que o tratamento compreendia a administração de diurético antagonista da aldosterona, entre outros medicamentos. Frente aos dados obtidos, o enfermeiro estabeleceu os diagnósticos de enfermagem, entre eles, “excesso de volume de líquido relacionado à síndrome de insuficiência cardíaca”.
No que diz respeito ao diurético prescrito, o enfermeiro deve estar atento à ocorrência, entre outros sinais e sintomas, de
fadiga, náuseas e vômitos, diminuição da motilidade intestinal e parestesias decorrentes de hipopotassemia.
constipação intestinal, anorexia, desidratação e irritabilidade resultantes de um quadro de hipocalcemia.
fraqueza muscular, cólicas intestinais, distensão abdominal e câimbras devido à hiperpotassemia.
rubor, sonolência, depressão respiratória e reflexos hipoativos devido à hipomagnesemia.
sede, elevação da temperatura corporal, língua seca e edemaciada e letargia decorrentes de hipernatremia.