A cadeia de sobrevivência do afogamento é um passo a passo que inclui todas as ações, desde de como evitar o afogamento até o hospital, quando necessário. Em relação ao afogamento, é INCORRETO afirmar que:
A cabeça e o tronco devem ficar na mesma linha horizontal.
Se houver respiração é um caso de resgate, ou grau 1, 2, 3, ou 4. Coloque em posição lateral de segurança e aplique o tratamento apropriado para grau.
Se houver sinais de circulação, é uma parada respiratória isolada - grau 5, mantenha somente a ventilação com 10 vezes por minuto até o retorno espontâneo da respiração (usualmente isto acontece antes de terminar as 10 ventilações).
A água que foi aspirada durante o afogamento deve ser retirada, pois esta tentativa acelera o início da ventilação e oxigenação do paciente.