Imagem de fundo

O Sr. Anselmo, 68 anos de idade, submeteu-se a cirurgia...

O Sr. Anselmo, 68 anos de idade, submeteu-se a cirurgia para retirada de tumor na laringe e saiu de alta hospitalar com cânula de traqueostomia. Na visita domiciliar, a enfermeira avaliou o funcionamento da cânula e reforçou os cuidados a serem seguidos. Em relação aos cuidados domiciliares com as cânulas de traqueostomia, considere as afirmativas a seguir:


I a nebulização com soro fisiológico e broncodilatador deverá ser realizada três vezes ao dia, sem máscara e com o “cachimbo” conectado diretamente na cânula.

II quando o paciente está em uso de cânula de traqueostomia fenestrada de plástico, ele poderá falar, desde que oclua o orifício externo e o balão esteja desinsuflado, permitindo a fala pela via aérea superior.

III a posição ideal para se alimentar é a sentada. A comida deverá ser cortada em pequenos pedaços para facilitar a mastigação e deglutição. Caso haja presença de alimentos na cânula, a alimentação deverá ser interrompida e deve-se procurar atendimento de emergência.

IV a limpeza da cânula interna (subcânula) deverá ser realizada duas vezes ao dia com água e detergente líquido na superfície externa. A superfície interna deverá ser limpa com água corrente para evitar resíduos que estimulem a tosse.


Dentre as afirmativas, estão corretas


A

III e IV.


B

I e IV.


C

I e II.


D

II e III.