A musculatura da coxa é bastante volumosa por ser composta de músculos que se unem em grupos musculares e garantem estabilidade dinâmica para o quadril e joelho, e consequentemente para o membro inferior. Dentre os músculos da coxa tem-se o
reto femoral que possui inserção proximal na espinha ilíaca anterossuperior e inserção distal no ápice da patela. Ele é inervado pelo nervo femoral.
semimembranoso que possui inserção proximal na tuberosidade isquiática e inserção distal no côndilo tibial medial. Ele é inervado pelo nervo isquiático.
obturador interno que possui inserção proximal na face medial do forame obturatório e inserção distal na linha pectínea. Ele é inervado pelo nervo obturatório.
grácil que possui inserção proximal no ramo lateral do púbis e inserção distal região proximal da face anteromedial da tíbia. Ele é inervado pelo nervo isquiático.
bíceps femoral que possui inserção proximal na espinha isquiática e inserção distal na região proximal da face anterolateral da tíbia. Ele é inervado pelo nervo femoral.