Imagem de fundo

Durante a visita domiciliar a uma idosa de 78 anos, o...

Durante a visita domiciliar a uma idosa de 78 anos, o Técnico de Enfermagem observou que a paciente apresentava dificuldade para se locomover e por essa razão não estava tomando banho há vários dias. Ao conversar com a cuidadora da idosa, o Técnico identificou uma oportunidade de orientá-la com relação ao banho de chuveiro. Ressaltou que esse é um momento importante para a autoestima do idoso e que alguns cuidados devem ser observados, tais como:


A

deixar a idosa se enxugar sozinha, principalmente as partes íntimas, dobras de joelho, cotovelos, debaixo das mamas, axilas e entre os dedos, pois assim estará se exercitando.


B

estimular, orientar, supervisionar e auxiliar a pessoa cuidada a fazer sua higiene, só fazendo aquilo que ela não é capaz de fazer.


C

colocar a pessoa no banho e a deixar sozinha por no máximo 15 minutos, para que ela se sinta mais confiante.


D

manter a porta e janela do banheiro semiaberta, para que as correntes de ar evitem a concentração de umidade.


E

manter o olhar fixo no corpo despido do idoso, a fim de observar alguma alteração de pele.