Uma enfermeira precisa fazer um curativo em uma criança de 4 anos que está internada no 1° pós-operatório de cirurgia de hérnia inguinal. A criança diz que não quer trocar o curativo porque está com medo de sentir dor. Frente a isso, a estratégia da enfermeira deverá ser:
pedir para a mãe segurar a criança a fim de conseguir realizar a troca do curativo, explicando que é necessário fazer a troca para evitar infecção, além de se tratar de uma obrigação do plantão dela.
fazer um curativo num urso de brinquedo, na frente da criança, permitindo que ela lide com os materiais e se familiarize com o procedimento para que possa cooperar na realização do curativo em sua própria ferida operatória.
mostrar um chocolate para a criança e dizer que, se deixar fazer o curativo, vai ganhar a guloseima e poderá comê-la imediatamente após o procedimento.
dizer para a criança que, se ela não deixar fazer o curativo, pode ficar muito doente, com infecção no local da cirurgia, igual a um menino que teve a mesma atitude no mês passado.
a enfermeira pedirá que a mãe troque o curativo apenas quando for para casa, uma vez que a criança ficará estressada com a condição e pede que ela ligue para o médico, se observar algo diferente.