O SAMU foi chamado para atender um caso de Súbita perda da consciência, acompanhada de contrações musculares involuntárias, cianose, sialorreia, lábios e dentes cerrados. Sobre as crises convulsivas (BRASIL, 2016), é CORRETO:
A crise convulsiva ou epiléptica pode ser uma manifestação de um processo patológico sistêmico irreversível ou de uma disfunção inerente ao Sistema Nervoso Central.
O estado de mal epiléptico é a ocorrência de crises epilépticas prolongadas (acima de 10 minutos) ou repetitivas, persistindo por 60 minutos ou mais, que não permitem a recuperação da consciência entre os eventos.
A “Crise generalizada tônico-clônica” (CGTC) raramente ultrapassa 5 minutos de duração e é a mais comum das manifestações.
A “Crise generalizada tônico-clônica” (CGTC) raramente ultrapassa 10 minutos de duração e é a mais comum das manifestações.
O estado de mal epiléptico é a ocorrência de crises epilépticas prolongadas (acima de 15 minutos) ou repetitivas, persistindo por 30 minutos ou mais, que não permitem a recuperação da consciência entre os eventos.