Imagem de fundo

“O desconforto respiratório em recém-nascidos é um motivo muito comum de internação em ...

“O desconforto respiratório em recém-nascidos é um motivo muito comum de internação em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, podendo ser transitório ou patológico; a morbidade é alta se não for solicitado um diagnóstico e tratamento precoces. Logo, a Taquipneia Transitória do Recém-Nascido (TTRN) é um distúrbio respiratório que se considera ser devido à eliminação imprópria ou lenta do fluido pulmonar fetal após o nascimento” (LOPES, 2020, p.1). Para evitar a reentrada de fluido no pulmão, o CPAP é uma das estratégias utilizadas no tratamento da TTRN, pois ele melhora a função respiratória. Para que a ventilação e oxigenação sejam adequadas, várias etapas precisam ocorrer.


A alternativa que descreve as etapas da ventilação e oxigenação adequadas é

A

distensão alveolar; depuração de fluido pulmonar; secreção de surfactante; queda na resistência vascular pulmonar e aumento no fluxo sanguíneo pulmonar.

B

estabelecimento de respiração contínua; distensão alveolar; depuração de fluido pulmonar; secreção de surfactante; queda na resistência vascular pulmonar e um aumento no fluxo sanguíneo pulmonar; cessação de desvio da direita para a esquerda nos níveis atrial e ductal, seguindo o fechamento do canal arterial.

C

secreção de surfactante; estabelecimento de respiração contínua; depuração de fluido pulmonar; queda na resistência pulmonar vascular com cessação dos desvios nos níveis atrial e ductal.

D

estabelecimento de respiração contínua; depuração de fluido pulmonar; queda na resistência vascular pulmonar e um aumento no fluxo sanguíneo pulmonar; cessação de desvio da direita para a esquerda nos níveis atrial e ductal, seguindo o fechamento do canal arterial.

E

queda na resistência vascular pulmonar; aumento no fluxo sanguíneo pulmonar; cessação de desvio da direita para a esquerda nos níveis atrial e ductal, seguindo o fechamento do canal arterial; estabelecimento de respiração contínua; distensão alveolar e depuração de fluido pulmonar.