A NANDA-I tem como objetivo desenvolver, aperfeiçoar e promover uma terminologia que reflita, com precisão, os julgamentos clínicos de enfermeiros. Essa perspectiva única e baseada em evidências inclui as dimensões social, psicológica e espiritual do cuidado (NANDA, 2018). Sobre a NANDA-I e os Diagnósticos de enfermagem, analise as afirmativas a seguir:
I. Trata sobre a população em risco, considerada uma categoria de indicador diagnóstico, ou seja, indica com clareza os dados úteis na elaboração de um diagnóstico.
II. Introduz o termo “condições associadas” para ajudar o enfermeiro, tanto em diagnósticos médicos como em lesões, procedimentos, dispositivos médicos ou agentes farmacêuticos.
III. A NANDA-I endossa um método ou instrumento único de avaliação. Faz uso de uma estrutura de enfermagem baseada em evidências, oferecendo apoio aos enfermeiros.
IV. O enfermeiro precisa, com clareza, identificar e ligar as características definidoras aos fatores relacionados e/ou aos fatores de risco encontrados a partir da avaliação do paciente.
Está correto apenas o que se afirma em
I e IV, somente.
II e III, somente.
III e IV, somente.
I, II e III, somente.
I, II e IV, somente.