Imagem de fundo

Paciente J.F.S., 77 anos, hipertenso, diabético, comparece...

Paciente J.F.S., 77 anos, hipertenso, diabético, comparece à Unidade Básica de Saúde para avaliação e continuidade dos cuidados com a ferida em MID devido úlcera diabética. Paciente apresenta ferida há 2 anos, de formato circular, com diâmetro de 15 cm e 1,5 cm de profundidade, tecido de granulação no centro da ferida, necrose em bordas, com presença de exsudato sanguinolento em pequena quantidade e pele perilesional preservada. Sobre a ferida descrita anteriormente e os cuidados necessários para a realização do curativo, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Trata-se de uma ferida crônica, aberta, de segunda intenção.


B

No tecido necrótico é recomendado realizar o desbridamento, que pode ser instrumental, autolítico, enzimático, mecânico ou biológico, a fim de restaurar a borda da ferida com tecido viável.


C

Inicialmente, deve-se limpar as bordas e pele perilesional com torundas de gaze, e após, limpar o leito da ferida com soro fisiológico morno em forma de jatos.


D

Promover um meio úmido equilibrado para o curativo auxiliar na redução da dor, estimular a formação de tecido viável, remover o tecido necrótico, manter a temperatura, impedir a formação de esfacelos e promover a melhor vascularização.


E

Os seguintes diagnósticos de enfermagem podem ser utilizados: integridade da pele prejudicada; integridade tissular prejudicada; e risco de infecção.