Em relação à aplicação da semiologia e da semiotécnica na enfermagem, assinale a alternativa incorreta nos itens abaixo:
A semiologia é muito importante para o diagnóstico e acompanhamento das diversas enfermidades. Quando nos referimos a sintomas, estamos nos referindo a toda informação subjetiva descrita pelo paciente, pois não é passível de confirmação pelo examinador, uma vez que é uma sensação individual.
Os sinais são alterações apresentadas pelos pacientes que podem ser observadas pelo examinador, seja a olho nu ou mesmo com o auxílio de algum equipamento, como um rash cutâneo ou mesmo um sopro cardíaco.
Exemplo típico de semiotécnica, o fato de utilizarmos o esfigmomanômetro associado ao estetoscópio vai além de estabelecer um maior vínculo entre paciente-profissional, pois quando utilizados da forma correta pode-se observar, em alguns casos, a presença do hiato auscutatório - achado que não é capaz de ser observado quando não se utiliza o estetoscópio no momento na verificação da pressão arterial.
Outro equipamento utilizado é o termômetro, sendo as regiões de verificação da temperatura: anal, timpânica, temporal e axilar. Importante é que nem sempre os pacientes e alguns profissionais de saúde valorizam o resultado apresentado no equipamento, pois sabemos que a temperatura pode sinalizar um paciente em situação de hipotermia, normotermia, febre e ainda uma condição de hipertermia para temperatura acima de 41°C, o que requer uma conduta imediata.
O achado de uma elevação do valor da temperatura corporal está sempre está associado a um envolvimento de contaminação por agente infeccioso (vírus, bactéria, fungo), e essa hipertermia pode culminar em sudorese, confusão mental, câimbras, náuseas, vômitos, taquicardia, ansiedade, e outros sinais e sintomas.