A passagem da sonda nasogástrica, é a inserção de uma sonda plástica ou de borracha, flexível, podendo ser curta ou longa, pela boca ou nariz. É um procedimento privativo do enfermeiro. Leia atentamente as etapas da sondagem com sonda Levine descritas a seguir (fora de ordem):
I - Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com estetoscópio, na base do apêndice xifoide, para ouvir ruídos hidroaéreos; ver fluxo de suco gástrico aspirando com a seringa de 20 ml.
II - Colocar a ponta da sonda no copo com água – se tiver borbulhamento está na traqueia, devendo ser retirada; toda vez que a sonda for aberta, para algum procedimento, dobrá-la para evitar a entrada de ar; fechá-la ou conectá-la ao coletor.
III - Limpar o nariz e a testa com gaze e benzina para retirar a oleosidade da pele; medir a sonda do lóbulo da orelha até a ponta do nariz e até a base do apêndice; marcar com adesivo.
IV - Elevar a cabeceira da cama (posição Fowler – 45º) com a cabeceira inclinada para frente ou decúbito dorsal horizontal com cabeça lateralizada; proteger o tórax com a toalha e limpar as narinas com gaze.
V - Calçar luvas; lubrificar a sonda com xylocaína; introduzir a sonda em uma das narinas pedindo ao paciente que degluta; introduzir até a marca do adesivo; observar sinais de cianose, dispneia e tosse.
VI - Fixar a sonda não tracionando a narina.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta para a realização desse procedimento:
VI - III - V - I -II - IV.
III - IV - V - II - I - VI.
IV - II - V - I - III - VI.
IV - III - V - I - II - VI.
III - IV - I - II - V - VI.