Imagem de fundo

O protocolo para cirurgia segura desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde – OMS, ...

O protocolo para cirurgia segura desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde – OMS, em julho de 2013, com a finalidade de determinar medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no local correto e no paciente correto. Dentre os itens realizados, está a demarcação de lateralidade que significa:

A

Ações realizadas pelo anestesiologista, que visa à redução da insegurança anestésica por meio da inspeção formal do equipamento anestésico.

B

Utilização da marcação por meio de check list na lista formal utilizada para identificar, comparar e verificar um grupo de itens/procedimentos.

C

Profissional de saúde que esteja participando da cirurgia e seja o responsável por conduzir a aplicação da marcação na lista de verificação, de acordo com diretrizes da instituição de saúde.

D

Marcar o local a ser operado, sendo importante em casos de lateralidade, estruturas múltiplas (por exemplo dedos das mãos e dos pés, costelas) e níveis múltiplos (por exemplo coluna vertebral).