Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o protocolo XABCDE do trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo. O protocolo é aplicável a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade. Está correta a descrição do significado da letra rotuladora desse protocolo em
(A) – Boa Ventilação e Respiração: análise da respiração, para verificar se está adequada, e atenção para frequência respiratória, inspeção dos movimentos torácicos, cianose, desvio de traqueia e observação da musculatura acessória.
(E) – Exsanguinação: contenção de hemorragia externa grave.
(X) – Exposição Total do Paciente: análise da extensão das lesões e o controle do ambiente com prevenção da hipotermia. O socorrista deve analisar, entre outros pontos, sinais de trauma, sangramento e manchas na pele.
(D) – Disfunção Neurológica: análises do nível de consciência, tamanho e reatividade das pupilas, da presença de hérnia cerebral e dos sinais de lateralização, bem como do nível de lesão medular.