A Escala de Aldrete e Kroulik é um instrumento crucial no contexto da enfermagem perioperatória, utilizado para avaliar sistematicamente a recuperação de pacientes após anestesia geral. Considerando a complexidade da recuperação anestésica e as diretrizes atuais para a avaliação do paciente no período pós-operatório imediato, é correto afirmar que tal escala:
é realizada a cada trinta minutos, enquanto o paciente estiver na sala de recuperação, havendo uma ênfase inicial na recuperação da consciência e da atividade motora, seguida por avaliações repetidas dos parâmetros respiratórios e circulatórios.
enfatiza a avaliação detalhada da função respiratória, incluindo frequência respiratória, uso de musculatura acessória e saturação de oxigênio.
avalia os pacientes em cinco parâmetros – atividade motora, respiração, circulação, consciência e oxigenação –, atribuindo pontuação de 0 a 2 para cada um deles, de modo que, quando o resultado for igual ou superior a 9 pontos, é geralmente seguro atribuir alta da recuperação pós-anestésica.
é complementada por avaliações adicionais de dor e náusea, sendo cada condição pontuada separadamente, mas considerada crucial para a decisão de alta da sala de recuperação pós-anestésica.
inclui a avaliação da capacidade do paciente de manter uma via aérea patente, a presença de reflexos protetores – como tosse e deglutição – e a estabilidade hemodinâmica como critérios adicionais para a pontuação.