Imagem de fundo

Leia o caso clínico a seguir. Paciente L.F.T.M.B, 64 anos, sexo feminino. Convive com o...

1
Q3242905
Teclas de Atalhos
Compartilhar

Leia o caso clínico a seguir.


Paciente L.F.T.M.B, 64 anos, sexo feminino. Convive com os diagnósticos de Diabetes Mellitus tipo 2 (dependente de insulina há 14 anos), Leucemia Linfocítica Crônica e Esclerose Lateral Amiotrófica. Obteve admissão na Unidade de Terapia Intensiva Geral (UTI) de um hospital particular [...] com fraqueza muscular intensa, perda dos movimentos, dispneia, confusão mental e fala dificultada. Esposo não soube informar o período de incidência delas [...]. Apresentou perda de peso de 7,29%, sendo esta caracterizada como grave. De acordo com a adequação de seu peso atual, estava em estado de desnutrição leve [...]. Paciente apresentou úlcera de pressão, sendo necessário grande aporte calórico/proteico, além das patologias que também demandam maior suporte [...]. A prescrição dietética realizada para a paciente foi o uso de fórmula enteral.


Disponível em:<https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220308045.pdf>.

Acesso em: 10 fev. 2024.


No contexto da nutrição enteral, o enfermeiro é responsável por estabelecer o acesso enteral por via oro/nasogástrica ou nasoenteral. Considerando a realização do procedimento de sondagem nasogástrica para nutrição, após realizar o procedimento, o enfermeiro deve relatar, no prontuário da paciente,

A

data e hora da realização do procedimento, o estado da paciente, a via, o dispositivo utilizado (sonda nasogástrica simples), quantidade de soro fisiológico infundido (250 a 500 ml), conteúdo gástrico aspirado, a tolerância da paciente durante o procedimento e a assinatura (nome completo e nº de inscrição no COREN).

B

data e hora da realização do procedimento, a via, o dispositivo utilizado (sonda Foley), a localização da sonda, a tolerância da paciente durante o procedimento e a assinatura (nome completo e nº de inscrição no COREN).

C

data e hora da realização do procedimento, o estado da paciente, a via, o dispositivo utilizado (sonda Levine), a tolerância da paciente durante o procedimento, a localização, finalidade da sonda e a assinatura (nome completo e nº de inscrição no COREN).

D

data e hora da realização do procedimento, o estado da paciente, a via, o dispositivo utilizado (sonda de Dobbhoff), a tolerância da paciente durante o procedimento, a localização, finalidade da sonda e a assinatura (nome completo e nº de inscrição no COREN).