A disfunção renal é uma síndrome clínica caracterizada por declínio da função renal, com acúmulo de metabólitos e alteração de eletrólitos, podendo ser subdividida em injúria renal aguda (IRA) e insuficiência renal crônica (IRC), de acordo com o tempo de desenvolvimento da patologia. Com base nesse axioma, considerando a importância de reconhecimento dos biomarcadores pelos enfermeiros intensivistas, assinale a afirmativa INCORRETA.
A perda da função renal na IRA é mais facilmente detectada pela medição da creatinina sérica usada para estimar a taxa de filtração glomerular.
A creatinina sérica tem baixa sensibilidade para o diagnóstico precoce da IRA, e, como marcador de filtragem glomerular, não consegue diferenciar de diversas causas da IRA.
A creatinina pode não ser confiável quando o paciente já tem IRC e sofre algum insulto agudo, pois, nesses casos, ocorre aumento da creatinina, mesmo com a queda importante da filtração.
O NGAL é uma proteína considerada um dos marcadores mais precoces na IRA isquêmica, mas não na IRA nefrotóxica.
O NHE3 é o principal transportador de sódio do túbulo proximal.