Imagem de fundo

A perda da função renal na IRA é mais facilmente detectada pela medição da creatinina (...

A perda da função renal na IRA é mais facilmente detectada pela medição da creatinina (Cr) sérica, usada para estimar a taxa de TFG. Embora a Cr sérica seja amplamente utilizada no diagnóstico da presença de IRA, é um biomarcador pouco adequado, pois reflete a mudança na função renal. Consequentemente, tem baixa sensibilidade para o diagnóstico precoce da IRA e, como marcador de filtragem glomerular, não consegue diferenciar as diversas causas da IRA. Variações consideráveis na filtração não alteram (ou alteram muito pouco) a creatinina, e o transplante renal, no doador, não traz alteração da Cr, apesar de ter perdido 50% da massa renal. Um estudo recente em modelo experimental com sepse mostrou que, apesar de haver queda importante da filtração glomerular, houve diminuição dos níveis séricos de creatinina. A Cr sérica pode não ser confiável também quando o paciente já tem IRC e sofre algum insulto agudo, pois, nesses casos, ocorre pequena elevação da Cr, mesmo com a queda importante da filtração. Por isso, assim como no infarto do miocárdio, existem marcadores precoces para a identificação da lesão renal. No momento, existem inúmeras pesquisas tentando identificar marcadores precoces de IRA, sendo que a busca hoje é por um marcador que não sofra tanta interferência de massa muscular, da disfunção orgânica, da sepse, entre outras patologias.


Em relação aos biomarcadores na insuficiência renal aguda (IRA), considere as seguintes afirmativas e assinale a opção CORRETA:


I. A creatinina sérica, embora amplamente utilizada, é um biomarcador pouco adequado para o diagnóstico precoce da IRA, devido à sua baixa sensibilidade e incapacidade de diferenciar diversas causas da doença.

II. Em casos de insulto agudo em pacientes com insuficiência renal crônica (IRC), a creatinina sérica pode apresentar pequena elevação, mesmo diante de uma queda significativa na filtração, assemelhando-se ao comportamento observado no infarto do miocárdio.

III. O biomarcador NGAL (neutrophil gelatinase-associated lipocalin) é considerado um dos marcadores mais precoces na IRA isquêmica e nefrotóxica, sendo uma proteína normalmente expressa em baixos níveis nos rins, pulmões, estômago e cólon.

IV. IL-18, uma citoquina pró-inflamatória, é induzida e clivada no túbulo proximal durante a insuficiência renal aguda, sendo um marcador útil para identificar a lesão renal.

V. Enzimas tubulares urinárias, como a alanina aminopeptidase (AAP) e a fosfatase alcalina (ALP), são liberadas das células epiteliais tubulares proximais, antes do aumento detectável na creatinina sérica.


Assinale a alternativa CORRETA:

A

Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

B

Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

C

Apenas as afirmativas III e V são verdadeiras.

D

Todas as afirmativas são verdadeiras.

E

Todas as afirmativas são falsas.