A tricotomia pré-operatória, ou seja, a remoção de pelos do sítio cirúrgico antes da cirurgia, pode evitar interferências com a incisão e com a aderência do campo cirúrgico, bem como de placas/almofadas de aterramento do paciente. Considerando os princípios e a técnica da tricotomia préoperatória, de acordo o manual de Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (ANVISA, 2017), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
A tricotomia deve ser realizada de preferência 48 (quarenta e oito) horas antes da cirurgia, utilizando-se tricotomizadores manua
A remoção dos pelos é indicada para todo procedimento cirúrgico, independentemente da quantidade de pelos e do local da incisão.
Ao efetuar a tricotomia, deve-se esticar a pele, manter o tricotomizador em um ângulo de 90 graus em relação a superfície da pele e fazer a tricotomia pressionando com bastante força o tricotomizador contra a pele para garantir a remoção completa dos pelos.
Os materiais necessários para realizar o procedimento são: tricotomizador, fita adesiva hospitalar para remoção dos pelos, luvas de procedimento e toalhas descartáveis ou papel toalha.