Sobre a atuação da enfermagem em doação, captação e transplante de órgãos, assinale a alternativa correta.
A entrevista familiar, com a finalidade de doação de órgãos, tecidos e células, compete sucessivamente ao Enfermeiro e ao Técnico de Enfermagem.
No âmbito da Equipe de Enfermagem, compete privativamente ao Enfermeiro planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar as ações do Técnico de Enfermagem, prestadas ao doador vivo ou falecido, seus familiares e ao receptor, bem como ao material biológico para fins de transplante.
Havendo necessidade de reconstituição do corpo, cabe ao Técnico de Enfermagem a realização dos procedimentos necessários, incluindo a sutura.
A assistência de enfermagem no processo de doação, captação e transplante de órgãos, tecidos e células, deve seguir protocolos institucionais, baseados em evidências científicas, mesmo que não haja regulação na legislação vigente.
A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é facultativa, junto ao Conselho Regional de Enfermagem, de cada serviço do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), por Enfermeiro especialista (lato ou stricto sensu) na área de doação, captação e transplante de órgãos, tecidos e células ou que tenha experiência comprovada na área de pelo menos dez anos.