Segundo Kurgant (2023), a determinação de um Índice de Segurança Técnica (IST) consiste em:
uma diminuição no quantitativo de pessoal de enfermagem por categoria profissional, para a cobertura das ausências ao serviço. Como ausências previstas os dias relativos às folgas e às férias, e como ausências não previstas os dias referentes às faltas e às licenças.
uma diminuição no quantitativo da equipe técnica de enfermagem, para a cobertura das ausências ao serviço. Como ausências previstas os dias relativos às folgas e às férias, e como ausências não previstas os dias referentes às faltas e às licenças.
um acréscimo no quantitativo de pessoal de enfermagem por categoria profissional, para a cobertura das ausências ao serviço. Como ausências previstas os dias relativos às folgas e às férias, e como ausências não previstas os dias referentes às faltas e às licenças.
um acréscimo no quantitativo de pessoal de enfermagem na categoria de enfermeiro, para a cobertura das ausências ao serviço. Como ausências previstas os dias relativos às folgas e às férias, e como ausências não previstas os dias referentes às faltas e às licenças.
uma diminuição no quantitativo de pessoal de enfermagem por categoria profissional, para a cobertura das ausências ao serviço somente previstas os dias relativos às folgas e às férias.