A urolitíase e a nefrolitíase referem-se à existência de cálculos no trato urinário e no rim, respectivamente. O problema ocorre, predominantemente, da 3ª à 5ª década de vida e acomete mais frequentemente os homens do que as mulheres.
As manifestações clínicas dependem da existência de obstrução, infecção e edema. Marque a alternativa que apresenta as orientações de enfermagem para promoção dos cuidados domiciliar e comunitário relacionados a essas condições.
Explicar as causas dos cálculos renais e as maneiras de evitar sua recidiva; incentivar o paciente a seguir um regime para evitar a formação posterior de cálculos, incluindo manter consumo elevado de líquidos; evitar o consumo de proteína para diminuir a excreção urinária de cálcio e de ácido úrico.
Evitar o consumo de líquidos para evitar o quadro de edema; recomendar que a infecção urinária recorrente seja tratada vigorosamente; recomendar evitar deambular para não deslocar o cálculo renal.
Evitar o uso de analgésicos para melhor avaliação da intensidade da dor e sua localização; recomendar que a infecção urinária recorrente seja tratada vigorosamente; recomendar evitar deambular para não deslocar o cálculo renal.
Evitar o consumo de líquidos para evitar o quadro de edema; recomendar que a infecção urinária recorrente seja tratada vigorosamente; evitar o uso de analgésicos para melhor avaliação da intensidade da dor e sua localização.
Explicar as causas dos cálculos renais e as maneiras de evitar sua recidiva; incentivar o paciente a seguir um regime para evitar a formação posterior de cálculos, incluindo manter consumo elevado de líquidos; evitar o uso de analgésicos para melhor avaliação da intensidade da dor e sua localização.