

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
De acordo com a Diretriz Nacional de Assistência ao Parto Normal (2022), assinale a alternativa INCORRETA em relação ao manejo da dor no trabalho de parto.
O objetivo do manejo da dor é dar apoio à mulher, aumentar seu limiar para as sensações dolorosas e contribuir para que o parto seja uma experiência positiva. Desse modo, a assistência obstétrica adequada deve estar centrada em garantir a ausência da dor.
A dor excessiva e insuportável pode estar relacionada a fatores culturais, emocionais, à insuficiência de apoio qualificado à mulher e a práticas assistenciais inadequadas.
Antes da analgesia farmacológica, os métodos não farmacológicos para alívio da dor devem ser oferecidos. Sempre que possível, deve ser oferecida à mulher a imersão em água para alívio da dor no trabalho de parto.
A solicitação materna por analgesia de parto é motivo suficiente para sua realização, independentemente da fase do parto e do grau de dilatação, inclusive para a analgesia epidural, salvo contraindicação médica e após esgotados os métodos não farmacológicos disponíveis.