Em relação à reanimação cardiopulmonar, assinale a alternativa correta.
A ventilação e a massagem cardíaca são realizadas de forma sincrônica, mantendo-se uma relação de 2:1, ou seja, 2 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação.
Utiliza-se a diluição de uma ampola de adrenalina (1 mg/mL) em 9 mL de SF 0,9% para administração da dose prescrita durante a reanimação cardiopulmonar.
Para compressões torácicas, aplicar os dois polegares sobrepostos no terço superior do esterno, ou seja, na linha intermamilar e poupando o apêndice xifoide. O restante das mãos circunda o tórax, dando suporte ao dorso durante a massagem cardíaca.
A profundidade da compressão deve englobar 1/2 da dimensão anteroposterior do tórax, de maneira a produzir um pulso palpável. É importante permitir a reexpansão de 1/3 da altura do tórax após a compressão para haver enchimento das câmaras ventriculares e das coronárias.
Após estabilização, o recém-nascido prematuro < 34 semanas precisa ser transferido do centro obstétrico à unidade neonatal em incubadora de transporte de parede simples ou berço comum.