Com relação à inserção de um cateter venoso central e ao risco de infecções relacionadas, assinale as afirmações abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) É necessário o uso de soluções alcoólicas ou de água e sabão para higiene de mãos antes da inserção ou manipulação do cateter venoso central, já que o uso de luvas não substitui a higiene das mãos.
( ) Antes da inserção do cateter, deve ser aplicada solução aquosa de clorexidina contendo pelo menos 2% de gluconato de clorexidina no local de inserção, e a solução antisséptica deve secar antes da realização da punção.
( ) Máscara, touca, avental estéril e luvas estéreis devem ser usados por todos os profissionais de saúde envolvidos diretamente no procedimento de inserção do cateter venoso central. Também devem ser usados campos estéreis que cubram o paciente da cabeça até os pés.
( ) A veia jugular interna é a preferencial para inserção de um cateter venoso central na Unidade de Terapia Intensiva, ficando a veia subclávia por abordagem subclavicular como segunda opção, e a veia femoral como última opção.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
V – F – V – F.
V – V – V – F.
F – V – F – V.
F – F – F – V.
V – F – V – V.