Ao se deparar com alguém em uma situação de emergência médica, seja dentro da escola ou fora dela, o primeiro passo é avaliar a cena, o que significa realizar a observação detalhada do local da emergência, no momento em que o atendimento irá ser realizado. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
É importante observar com calma e cuidado, levando o tempo que for necessário, se existem perigos para o acidentado e para quem estiver prestando o socorro nas proximidades da ocorrência. Por exemplo: fios elétricos soltos e desencapados; tráfego de veículos; andaimes; vazamento de gás; e máquinas funcionando.
Ninguém deve ser chamado a ajudar. O profissional deve tomar conta sozinho da situação. Deve-se desligar a corrente elétrica; evitar chamas, faíscas e fagulhas; afastar pessoas desprotegidas da presença de gás; retirar vítima de afogamento da água, desde que o faça com segurança para quem está socorrendo; evacuar área em risco iminente de explosão ou desmoronamento.
Ao chegar no local de um acidente, ou onde se encontra um acidentado, deve-se assumir o controle da situação e proceder a uma rápida e segura avaliação da ocorrência. Deve-se tentar obter o máximo de informações possíveis sobre o ocorrido.
A proteção do acidentado deve ser feita com menor rigor que a avaliação da ocorrência e do afastamento de pessoas curiosas ou que visivelmente tenham perdido o autocontrole e possam prejudicar a prestação dos primeiros socorros.