A gastrosquise e a onfalocele são os defeitos da parede abdominal mais comuns. Gastrosquise é uma malformação da parede abdominal, geralmente lateral ao cordão umbilical, que resulta na exteriorização das vísceras abdominais (geralmente intestinos) para a cavidade amniótica. Já a onfalocele é uma herniação de conteúdo abdominal envolto em membranas amnioperitoneais, ao nível do cordão umbilical. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O leite materno deve ser evitado em pacientes com gastrosquise, pois aumenta o risco de enterocolite necrosante.
( ) A onfalocele, assim como a gastrosquise, necessita de correção cirúrgica imediata após o nascimento, independentemente do tamanho do defeito na parede abdominal.
( ) Um dos manejos pós-natal em sala de parto é manter o recém-nascido em decúbito lateral direito até a correção cirúrgica, para diminuir o risco de lesão vascular.
( ) A onfalocele tem associação com outras malformações, como cromossomopatias. Entre elas, estão as trissomias do 13, 18 e 21, a síndrome de Beckwith-Wiedemann e a tetralogia de Fallot.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – V – V.
V – V – F – V.
F – F – V – V.
F – V – V – F.
V – F – F – F.