Imagem de fundo

As ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária têm caráter educativo (preventivo), no...

As ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária têm caráter educativo (preventivo), normativo (regulamentador), fiscalizador e, em última instância, punitivo. Elas são desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal e ocorrem de forma hierarquizada de acordo com o estabelecido na Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/90), na Portaria Ministerial nº 1.565/94 GM/MS, e na Lei Federal nº 9.782/99, que institui o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e dá outras providências. Acerca do tema, marque a alternativa correta.

A

O Serviço de Vigilância Sanitária, assim como o serviço de Enfermagem, visa à saúde dos indivíduos, da família e da coletividade e manter o ambiente em condições adequadas, porém não é de sua responsabilidade identificar riscos e medidas para controlá-los e/ou eliminá-los.

B

As necessidades de conhecimento técnico/científico também se colocam como fundamentais, na medida em que, ao lidar com o mercado e tendo que supervisioná-lo, necessário se faz dominar as técnicas e os conhecimentos que o sustentam. A vigilância deve trabalhar fundamentada em um instrumental menos técnico-científico e mais político e improvisado.

C

A especificidade requerida para uma atuação adequada desse profissional o coloca em uma situação confortável, na medida em que, considerando o fim principal da vigilância sanitária de favorecer a promoção da saúde da população, para que esse objetivo seja atingido, o profissional da VISA não precisa interferir no modo de produção econômico-social.

D

A Vigilância Sanitária é por definição um conjunto de ações capaz de eliminar ou prevenir riscos a saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação dos bens e da prestação de serviço de interesse da saúde.

E

Os recursos humanos em vigilância sanitária (VISA) acompanham a mesma distribuição dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde. Convive-se com bons percentuais qualitativos quanto à disponibilidade de pessoal e uma boa e igualitária distribuição geográfica, social e institucional desses recursos humanos.