Imagem de fundo

A limpeza e a desinfecção de superfícies em serviços de saúde são elementos primários e...

A limpeza e a desinfecção de superfícies em serviços de saúde são elementos primários e eficazes nas medidas de controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções. Objetiva garantir aos usuários dos serviços de saúde uma permanência em local limpo e em ambiente com menor carga de contaminação possível, contribuindo com a redução da possibilidade de transmissão de infecções oriundas de fontes inanimadas.


Atente-se às seguintes afirmativas sobre esse assunto:


I- Limpeza consiste na remoção das sujidades depositadas nas superfícies inanimadas utilizando-se meios mecânicos, físicos ou químicos, em um determinado período.

II- Limpeza concorrente é o procedimento de limpeza realizado, diariamente, em todas as unidades dos estabelecimentos de saúde com a finalidade de limpar e organizar o ambiente e repor os materiais de consumo.

III- Limpeza terminal trata-se da higienização mais completa, incluindo todas as superfícies horizontais e verticais, internas e externas, realizada na unidade do paciente após alta hospitalar, transferência ou óbito.

IV- Desinfecção é o processo físico ou químico que destrói todos os microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos.


Estão CORRETAS as afirmativas


A

I e III, apenas.


B

I, III e IV, apenas.


C

II e III, apenas.


D

II e IV, apenas.


E

I, II, III e IV.