Imagem de fundo

A pesquisa qualitativa em enfermagem, ao se inspirar na fenomenologia de Edmund Husserl...

A pesquisa qualitativa em enfermagem, ao se inspirar na fenomenologia de Edmund Husserl, propõe uma abordagem epistemológica voltada à compreensão das essências da experiência vivida pelos sujeitos. No contexto de uma investigação realizada em UTIN com mães de prematuros, a adoção de entrevistas abertas e análise descritiva fenomenológica impõe rigor metodológico específico. Com base nesse referencial, qual proposição expressa o princípio que deve nortear a análise dos dados?


A

A análise fenomenológica deve estruturar as falas segundo categorias pré-definidas do campo biomédico, facilitando sua integração a sistemas informatizados de estratificação de risco neonatal.


B

A análise parte da suspensão de juízos prévios e da redução eidética das narrativas, buscando apreender as estruturas essenciais da experiência materna em sua intencionalidade fenomenológica.


C

A interpretação das narrativas deve ser guiada pela frequência de termos e pelo cruzamento com escores de risco obstétrico, viabilizando a categorização clínica dos depoimentos.


D

O uso da fenomenologia como referencial teórico é incompatível com ambientes hospitalares de alta complexidade, devendo restringir-se a pesquisas de base comunitária ou em grupos focalizados.


E

A codificação de dados fenomenológicos deve seguir a lógica das diretrizes GRADE, priorizando a hierarquização de temas segundo relevância empírica e reprodutibilidade estatística.