Imagem de fundo

Em visita domiciliar foi encontrado Sr. JPS., 72 anos...

Em visita domiciliar foi encontrado Sr. JPS., 72 anos, recém-admitido na área adstrita devido à transferência de domicílio, e com história de ferida em membro inferior direito há mais de três anos, em tratamento diário com Soro Fisiológico 0,9%, óleo de girassol, gaze e atadura. No exame físico, edema, dermatite ocre e nos exames de imagem recentes, ausência de doença arterial obstrutiva periférica. Sobre as orientações de enfermagem no cuidado de feridas de difícil cicatrização e no tratamento de úlceras de membros inferiores sem comprometimento arterial, assinale a afirmativa CORRETA. Imagem associada para resolução da questão


A

A principal indicação para úlcera venosa, exsudativa é o uso de ácido graxo essencial.


B

O Uso de compressão deve ser iniciada após a cicatrização total da úlcera de membro inferior.


C

A limpeza deve ser realizada com soro fisiológico ou solução antisséptica, apenas no leito da ferida.


D

As compressões nos membros inferiores contribuem para melhorar o retorno venoso, sendo mais precisas nos vasos profundos, o que evita a formação do tromboembolismo e reduz o edema mas é contraindicada em situações de úlcera isquêmicas.


E

Os cuidados com o surgimento da anidrose, ou seja, excesso ou aumento do pelos, é de fundamental importância para evitar formação de úlceras arteriais.