Imagem de fundo

Em uma Unidade Básica de Saúde, o técnico de enfermagem...

Em uma Unidade Básica de Saúde, o técnico de enfermagem realiza a triagem de um paciente adulto que chega queixando-se de mal-estar e sensação de fraqueza ao final da tarde. Durante a avaliação, o profissional percebe que o paciente está sudorético e um pouco dispneico, mas ainda em condições de deambular. Para subsidiar a consulta de enfermagem, é necessário mensurar corretamente pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, peso e altura. À luz das técnicas apropriadas para a mensuração de sinais vitais e para a realização de medidas antropométricas em adultos, assinale, entre as alternativas apresentadas, a única que corresponde à conduta correta.


A

Aferir a pressão arterial com o manguito sobre a roupa, utilizar qualquer braço disponível e registrar a medida sem considerar a posição em que o paciente se encontra.


B

Garantir período breve de repouso, posicionar o paciente adequadamente, utilizar equipamentos calibrados, medir cada sinal vital com técnica padronizada e registrar peso e altura para avaliação do estado nutricional e do quadro clínico.


C

Verificar a frequência respiratória informando ao paciente que está "contando a respiração", para evitar desconfianças, mesmo que isso altere o padrão respiratório.


D

Registrar peso e altura apenas quando houver queixa direta de emagrecimento ou ganho de peso, dispensando essas medidas na avaliação de rotina de adultos.


E

Medir somente a pressão arterial, pois os demais sinais vitais não são essenciais para a avaliação inicial de queixas de mal-estar inespecífico em adultos.