

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil apresenta a maior prevalência de depressão da América Latina e, até 2030, a previsão é de que a depressão seja a primeira causa específica de incapacidade funcional no mundo. Apesar disso, frequentemente a depressão é subdiagnosticada e consequentemente subtratada (Brasil, 2025). Nesse contexto,
apesar da alta prevalência, os efeitos sociais são mitigados pelo acesso aos serviços de saúde.
embora cause sofrimento individual, a depressão não tem relação comprovada com risco aumentado de suicídio.
a Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção apoiado em evidências e de base comunitária.
os sintomas cognitivos da depressão costumam ocorrer nos casos mais graves.
São atribuições da Atenção Primária à Saúde (APS) a detecção e o encaminhamento ao especialista, visto que a APS não realiza o acompanhamento de casos de depressão.