

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O gerenciamento de resíduos de serviços de saúde deve seguir as diretrizes da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) número duzentos e vinte e dois de dois mil e dezoito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A segregação correta na fonte minimiza os riscos de acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes e reduz o impacto ambiental do descarte de substâncias químicas. No que tange à classificação e manejo de resíduos na Unidade Básica de Saúde (UBS), assinale a alternativa correta.
Agulhas, escalpes e lâminas de bisturi são classificados como resíduos do Grupo E e devem ser descartados em coletores rígidos, resistentes à punctura, sendo proibido o esvaziamento ou reaproveitamento do conteúdo.
Resíduos biológicos, como gazes embebidas em sangue ou secreções purulentas, pertencem ao Grupo B e devem ser acondicionados em sacos plásticos de cor laranja com o símbolo de risco radioativo em destaque.
O descarte de frascos de vacinas de microrganismos vivos atenuados deve ser realizado no lixo comum, uma vez que a diluição em água da rede pública neutraliza permanentemente a infectividade dos agentes virais.
As caixas de perfurocortantes devem ser preenchidas até a sua capacidade volumétrica máxima de cem por cento, garantindo que o fechamento da tampa ocorra sob pressão mecânica para evitar a saída de vapores de látex.