Imagem de fundo

Paciente de 49 anos, sexo feminino, foi trazida pelos familiares para o Pronto Atendime...

Paciente de 49 anos, sexo feminino, foi trazida pelos familiares para o Pronto Atendimento às 14h, com relato de queimadura por óleo quente às 12h do mesmo dia. Ao exame foi constatado que a superfície corporal queimada era de 27%, que atingiu abdômen e membro inferior direito. Com relação às manifestações e cuidados ao paciente queimado, segundo Brunner (2023), analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA.


A

No choque inicial por queimadura é esperado um aumento do débito cardíaco e uma redução da pressão sanguínea.


B

Imediatamente após uma lesão por queimadura, pode ocorrer hipocalemia, devido ao deslocamento de líquido para o espaço intersticial.


C

No momento da lesão por queimadura, o hematócrito inicial pode estar elevado e também ocorrer a trombocitopenia com o prolongamento dos tempos de coagulação.


D

A elevação dos membros queimados acima do nível do coração é contra indicada, pois pode impactar negativamente na sobre carga cardíaca.