Imagem de fundo

Um paciente crítico internado em uma UTI encontra-se em uso...

Um paciente crítico internado em uma UTI encontra-se em uso de cateter venoso central para administração de drogas vasoativas e monitorização hemodinâmica. Durante a avaliação de enfermagem, o paciente apresenta febre persistente, calafrios e mal-estar geral. Ao exame do sítio de inserção do cateter, observam-se hiperemia, discreto edema e dor à palpação. Considerando as possíveis complicações associadas ao uso de cateter venoso central, assinale a alternativa que explica o quadro clínico apresentado.


A

Resposta inflamatória sistêmica decorrente da ativação imunológica associada ao contato sanguíneo com superfícies artificiais do dispositivo intravascular.


B

Processo infeccioso relacionado à colonização microbiana do cateter, podendo evoluir com manifestações sistêmicas e sinais flogísticos no sítio de inserção do dispositivo.


C

Reação pirogênica associada à administração de soluções intravenosas aquecidas, que se manifesta por febre e calafrios transitórios.


D

Instabilidade hemodinâmica decorrente de alterações no volume intravascular durante a infusão de fluidos e medicações intravenosas.


E

Resposta autonômica associada ao estresse fisiológico da doença crítica, podendo cursar com elevação transitória da temperatura corporal.