Imagem de fundo

Em uma unidade clínica, o técnico em enfermagem realiza a...

Em uma unidade clínica, o técnico em enfermagem realiza a troca de curativo em um paciente com dreno em operação. Durante o procedimento, observa leve aumento de secreção no local e necessidade de reorganizar o sistema coletor. Considerando os procedimentos técnicos de enfermagem e a prevenção de complicações, qual alternativa está correta?


A

Higienizar as mãos conforme protocolo, utilizar técnica asséptica na troca do curativo, manter o dreno em nível superior ao paciente para facilitar drenagem, e comunicar alterações apenas quando houver sinais de infecção evidente.


B

Higienizar as mãos, utilizar técnica estéril apenas no contato direto com o dreno, trocar o curativo com material de limpeza comum e comunicar alterações apenas se o paciente relatar desconforto.


C

Realizar higiene das mãos, manter o curativo anterior como camada de proteção adicional, reorganizar o sistema coletor sem avaliar o débito e registrar a troca como procedimento de rotina.


D

Realizar a higiene das mãos, utilizar técnica asséptica na troca do curativo, manter o dreno corretamente posicionado e comunicar a equipe sobre alterações observadas na secreção.


E

Realizar a higiene das mãos, trocar o curativo com técnica asséptica, avaliar o débito do dreno e registrar as características da secreção no prontuário, dispensando comunicação imediata ao médico se o registro estiver completo.