Imagem de fundo

Um homem de 32 anos, recentemente diagnosticado com infecção pelo HiV apos testagem na ...

Um homem de 32 anos, recentemente diagnosticado com infecção pelo HiV apos testagem na Atenção Primária, inicia terapia antirretroviral em serviço especializado de referência. Durante reunião da equipe multiprofissional da Unidade Básica de Saúde (UBS), discute-se o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) no seguimento longitudinal desse usuário, incluindo adesão terapêutica, monitoramento clínico, imunização, prevenção de coinfecções, saúde mental e enfrentamento do estigma social associado ao diagnostico. O Enfermeiro ressalta que o cuidado às pessoas vivendo com HIV deve ocorrer de forma integrada na Rede de Atenção à Saúde, evitando fragmentação assistencial e fortalecendo o vínculo territorial. Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde para o cuidado às pessoas vivendo com HIV/AIDS no SUS, assinale a alternativa CORRETA.


A

O acompanhamento de pessoas vivendo com HIV deve ocorrer nos serviços especializados, sendo inadequada a participação da Atenção Primária devido à complexidade clínica e ao sigilo do diagnostico.


B

A Atenção Primária não deve realizar seguimento clínico ou ações de promoção à saúde para usuários com HIV, restringindo-se apenas à realização de testes rápidos e encaminhamentos administrativos.


C

O cuidado à pessoa vivendo com HIV deve ocorrer de forma integral, contínua e articulada entre Atenção Primária e serviços especializados, incluindo ações de adesão ao tratamento, vigilância clínica, prevenção de agravos, abordagem psicossocial e coordenação do cuidado na rede.


D

O acompanhamento longitudinal na APS deve ocorrer apenas em situações sintomáticas ou quando houver falha terapêutica relacionada ao tratamento antirretroviral.