

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) tornou-se um dispositivo essencial para a terapia infusional prolongada, oferecendo maior segurança e conforto ao paciente quando comparado a acessos venosos periféricos repetidos. De acordo com a legislação profissional e pareceres técnicos vigentes, a inserção, a manutenção e a retirada do PICC são atividades que podem ser executadas pelo enfermeiro, desde que este possua capacitação específica. No momento da escolha do sítio de punção para a inserção desse dispositivo em um paciente adulto, o enfermeiro deve considerar como uma contraindicação absoluta para a punção em determinado membro a:
Necessidade de infusão de soluções com osmolaridade superior a 600 mOsm/L, o que exigiria obrigatoriamente a punção de uma veia jugular externa pelo médico.
Presença de esvaziamento ganglionar axilar ou a existência de fístula arteriovenosa para hemodiálise no membro superior que seria utilizado para a punção.
Ausência de veias superficiais visíveis a olho nu, mesmo que o profissional tenha disponibilidade de uso de ultrassonografia para guiar a punção venosa profunda.
Idade do paciente superior a sessenta anos, devido à fragilidade capilar excessiva que impede a progressão segura do cateter até a veia cava superior.