

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente acamado, atendido por uma equipe de Atenção Domiciliar vinculada a um consórcio público, apresenta sinais de desidratação leve, com mucosas secas e turgor cutâneo levemente diminuído, em uso de dieta enteral por sonda nasoenteral. O Enfermeiro reavalia as necessidades humanas básicas do paciente. Diante dessa situação, assinale a alternativa CORRETA.
A hidratação adequada por via enteral deve considerar o volume hídrico total prescrito, a tolerância gastrointestinal do paciente e os sinais clínicos de desidratação, sendo atribuição do Enfermeiro o monitoramento contínuo desses parâmetros.
Pacientes em uso de sonda nasoenteral não necessitam de monitoramento da hidratação, uma vez que a dieta enteral supre automaticamente todas as necessidades hídricas.
Sinais de desidratação leve em pacientes acamados devem ser desconsiderados pela equipe de Atenção Domiciliar, sendo relevantes apenas em ambiente hospitalar.
A avaliação do turgor cutâneo não é parâmetro válido para avaliação do estado de hidratação em pacientes idosos ou acamados.