

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Uma paciente de 32 anos é admitida na Unidade com queixa de ansiedade intensa, respiração rápida e sensação de falta de ar.
Ao exame, apresentou frequência respiratória de 34 irpm, parestesia em extremidades e tontura. A gasometria arterial revelou: pH = 7,50; PaCO₂ = 30 mmHg; HCO₃⁻ = 24 mEq/L.
O quadro descrito é compatível com
Acidose respiratória, com elevação do dióxido de carbono e redução do pH associada à hipoventilação.
Alcalose metabólica, com elevação do bicarbonato sérico e aumento do pH decorrente de retenção de base.
Acidose metabólica, com redução do bicarbonato sérico e diminuição do pH decorrente de acúmulo de ácidos.
Alcalose respiratória, com redução do dióxido de carbono e elevação do pH sanguíneo associada à hiperventilação.
Distúrbio misto, com alcalose metabólica associada à acidose respiratória e alterações compensatórias simultâneas.