

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Em uma unidade clínica, foi prescrita a infusão de 500 ml de solução fisiológica 0,9% em 5 horas, por equipo macrogotas com fator de gotejamento de 20 gotas/ml.
A infusão foi iniciada às 8h. Às 10h, a Enfermeira observa que foram administrados apenas 100 ml. O paciente está hemodinamicamente estável, sem restrição hídrica prescrita e o acesso venoso encontra-se pérvio. A Enfermeira identificou que o equipo estava parcialmente pinçado.
Considerando o cálculo de gotejamento e a administração segura da solução prescrita, assinale a afirmativa correta.
33 gotas/min, pois o cálculo deve considerar sempre o volume total prescrito dividido pelo tempo total da infusão, independentemente do volume já administrado.
100 gotas/min, pois o gotejamento deve ser dobrado temporariamente para compensar o atraso e retornar ao valor inicial após uma hora.
56 gotas/min, pois o atraso de 100 ml deve ser somado ao volume restante e compensado com aumento proporcional do gotejamento.
67 gotas/min, pois a presença de equipo macrogotas exige multiplicar o volume total prescrito por 20 e dividir apenas pelo número de horas restantes.
44 gotas/min, pois restam 400 ml a serem infundidos em 3 horas; o gotejamento deve ser reajustado com base no volume e tempo remanescentes.