

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Algumas orientações são importantes para a vacinação de crianças. Assinale a qual vacina a seguinte recomendação se refere: “Administrar o mais precoce possível, preferencialmente após o nascimento. Nos prematuros com menos de 36 semanas administrar a vacina após completar 1 (um) mês de vida e atingir 2 kg. Contatos de portadores de hanseníase com mais de 1 (um) ano de idade, sem cicatriz - administrar uma dose.”:
Vacina hepatite B (recombinante).
Vacina BCG.
Vacina poliomielite inativada (VIP).
Vacina sarampo, caxumba e rubéola.
Uma das vacinas mais importantes do calendário vacinal da criança é a BCG, que deve ser administrada nos primeiros meses de vida da criança, e ela previne qual doença:
Hepatite A;
Formas Graves de Tuberculose;
Diarreia;
Meningite B.
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação de 2018, a vacina BCG é aplicada em dose única na criança:
Ao nascer.
Aos 6 meses.
Aos 4 anos.
Aos 9 anos.
A vacina BCG é indicada para a criança ao nascer, de acordo com o calendário vacinal. Essa vacina evita formas graves da tuberculose, principalmente a forma:
Miliar meníngea.
Pulmonar.
Renal.
Meníngea.
Ocular.
Na UBS é realizada a vacina da BCG, as crianças são vacinadas no braço, pois a via de administração dessa vacina é intradérmica. Em qual local exato deve ser aplicada essa vacina:
Epiderme.
Pele
Hipoderme
Derme.
Assinale a alternativa que apresenta as vacinas que devem ser oferecidas à criança ao nascer, ainda no hospital, segundo o Calendário Nacional de Vacinação (2020/PNI/MS).
BCG (dose única) e hepatite B
BCG (dose única) e meningocócica C
poliomielite e pneumocócica 23
poliomielite e pneumocócica 10
hepatite A e pentavalente
A vacina cuja indicação são as formas graves de tuberculose é a
DTP.
Tríplice viral.
Tetra viral.
BCG.
O Calendário Nacional de Vacinação abrange não só crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea. Assinale a indicação a ser ministrada em dose única.
Ao nascer.
4 meses.
Dois anos.
4 anos.
No PNI (Programa Nacional de Imunizações) consta uma vacina que deve ser conservada no nível local a uma temperatura entre +2 °C a +8 °C. Essa vacina administrada por via intradérmica é a
VOP.
dT.
tríplice viral.
BCG.
VIP.
A agulha hipodérmica recomendada para aplicação da BCG é a
13X3,8
13X4,5
20X5,5
25X6
A vacina contra tuberculose, após reconstituída, deverá ser utilizada em um período de até:
2 horas.
4 horas.
6 horas.
8 horas.
Não é considerada contraindicação à vacina BCG:
Peso inferior a 2.000g.
Suspeita de imunodeficiência.
RNs menores que 34 semanas de idade gestacional.
RNs cujas mães fizeram uso de biológicos durante a gestação.
Qual das vacinas abaixo é administrada por via intradérmica?
Tríplice Viral.
Tetra Viral.
Bacilo de Calmette e Guérin – BCG.
Pentavalente.
Vacina Inativada Poliomielite – VIP.
Aplicação de 0,1 ml e formação de uma lesão, porém, evolui para úlcera profunda com diâmetro maior que 1 cm e que não cicatriza. Trata-se de evento adverso da vacina:
Hepatite A.
BCG.
Hepatite B.
Sabin.
Rotavírus.
O Calendário Nacional de Vacinação estipula que ao nascer a criança receba a vacina BCG e a primeira dose da seguinte vacina:
Hepatite B.
Meningocócica C.
Rotavírus.
Influenza.
Tetraviral.
Durante a campanha nacional contra a hanseníase, a equipe de trabalho da Estratégia Saúde da Família de Caruaru aproveitou para realizar a avaliação dos contatos intradomiciliares dos portadores de hanseníase em tratamento na unidade. Assim, na visita domiciliar à casa do Sr. Francisco, caso novo, forma multibacilar, 2ª dose de poliquimioterapia (PQT/MB) foram constatados três contatos: José, 05 anos (uma cicatriz de BGC), Raquel, 07 anos (nenhuma cicatriz de BCG) e Lucas, 10 anos (duas cicatrizes de BCG). Durante a avaliação a equipe verificou que somente Raquel apresentava sinais e sintomas de hanseníase. Neste caso, e quanto à vacinação com BCG para os contatos, pode-se afirmar que
todos os contatos, sem restrição, do Sr. José deverão ser vacinados por serem contatos de portadores da forma multibacilar.
José deverá receber uma dose de BCG, para Raquel administrar duas doses, com intervalo de 6 meses e para Lucas nenhuma dose.
José deverá receber uma dose de BCG, Raquel e Lucas não deverão receber a dose de BCG.
em virtude do Sr. Francisco já se encontrar em tratamento com a 2ª dose da polioquimioterapia para a forma multibacilar, os contatos não necessitam da imunoprofilaxia com a vacina BCG.
A vacina BCG deve ser administrada em uma dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras horas após o nascimento, ainda na maternidade. Porém, é INCORRETO afirmar:
Não se deve revacinar crianças vacinadas na faixa etária preconizada que não apresentam cicatriz vacinai após 6 (seis) meses da administração da vacina.
Na rotina dos serviços, a vacina é disponibilizada para crianças de até 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias, ainda não vacinadas.
Crianças prematuras ou com baixo peso: adiar a vacinação até que atinjam 2 kg.
Dose: 0,2 ml e pela via subcutânea.
A vacina BCG pode ser feita em crianças menores de 5 anos de idade.
Certo
Errado
No que concerne as Vias de Administração de Imunobiológicos, é CORRETO afirmar que a Via Intradérmica é uma via de absorção lenta, utilizadas para vacina BCG-ID e deve conter o volume máximo de:
0,5 ml.
1,5 ml.
2 ml.
3 ml.
5 ml.
A vacina BCG (bacilo de Calmette e Guérin) é apresentada sob a forma liofilizada em ampola multidose, acompanhada da ampola do diluente específico para a vacina. A vacina é preparada com bacilos vivos sendo indicada para prevenir as formas graves da tuberculose (miliar e meníngea). Sobre os cuidados com a vacina da BCG, é correto afirmar:
A administração da vacina BCG deve ser adiada quando a criança apresentar peso inferior a 5 kg, devido a excesso do tecido cutâneo (panícula adiposo), e quando apresentar lesões graves de pele.
A vacina é conservada entre +2ºC e +8ºC (sendo ideal +5ºC), não podendo ser congelada. O congelamento provoca a perda de potência e/ou forma agregados e/ou aumenta o risco de eventos adversos.
O esquema de vacinação com a vacina BCG corresponde a seis doses e preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
Crianças com idades entre 6 meses e 8 anos, 11 meses e 29 dias, vacinadas, somente podem receber a segunda dose da vacina BCG após sorologia positiva para HIV; para estes indivíduos, a revacinação é contraindicada.