

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Nas Doenças Infecciosas e Parasitárias, quando o agente infeccioso penetra, multiplica-se ou desenvolve-se no hospedeiro, sem causa danos nem manifestações clínicas, considera-se a infecção subclínica, inaparente ou assintomática. Outras vezes, porém, por ação mecânica, por toxinas, por reação inflamatória ou hipersensibilidade ocorre o conflito parasito-hospedeiro, com destruição tissular e manifestações clínicas e patológicas, caracterizando a doença infecciosa.
As doenças infecciosas e parasitárias podem ser causadas pelos seguintes mecanismos:
I. Invasão e destruição dos tecidos por ação mecânica.
II. Por reação inflamatória ou por ação de substâncias líticas (lisinas).
III. Por ação de toxinas específicas, elaboradas pelos germes infectantes ou parasitos, capazes de causar danos locais e / ou à distância nas células dos hospedeiros.
IV. Por indução de reação de hipersensibilidade com resposta imune do hospedeiro capaz de produzir lesões em suas próprias células e tecidos.
Estão CORRETOS:
III, IV, apenas.
I, II, III, apenas.
II, IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III, IV.
Em relação a doenças, assinale a alternativa que é uma infecção bacteriana que causa inflamação das amígdalas, resultando em dor de garganta intensa e dificuldade para engolir:
Difteria.
Tuberculose.
Asma.
Poliomielite.
Hepatite A.
Caxumba é uma doença viral aguda, caracterizada por febre, dor, sensibilidade e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, com predileção pelas parótidas. Em relação a essa patologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O vírus da caxumba replica-se no trato respiratório superior e é transmitido de pessoa a pessoa por meio do contato direto com a saliva ou gotículas respiratórias de uma pessoa infectada com caxumba.
( ) Deve-se suspeitar de caxumba em todos os pacientes com parotidite ou complicações de caxumba, independentemente da idade, estado vacinal e histórico de viagens.
( ) Nefrite, miocardite e outras sequelas, incluindo paralisia, convulsões, paralisia dos nervos cranianos e hidrocefalia, também foram relatadas em pacientes com caxumba.
( ) Na ooforite associada à caxumba, geralmente há início abrupto de edema testicular, sensibilidade, náuseas, vômitos e febre.
( ) Os medicamentos antibacterianos são indicados para o tratamento da orquite viral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – V – V – F – F.
F – F – V – V – F.
V – V – F – F – V.
V – F – V – F – F.
F – F – F – V – V.
A COVID-19 é a doença resultante da infecção pelo coronavírus denominado SARS-CoV-2, a qual se disseminou por todos os continentes, ocasionando milhares de mortes no mundo. As afirmativas abaixo estão relacionadas à ocorrência da COVID-19 na gestação. Sobre essa temática, analise as afirmativas abaixo:
I. O período de incubação varia de 2 a 14 dias (média de 5 dias). No estágio I, que corresponde à fase de replicação viral, são comuns sintomas, como febre, tosse, dor de garganta, perda de olfato (ageusia), coriza, perda do paladar (aglossia), mialgia, artralgia, cefaleia, dor abdominal e vômitos.
II. O período melhor para coleta de swab de nasofaringe isolado ou combinado com swab orofaríngeo para RT-PCR para identificar a infecção pelo SARS-CoV-2, é entre o terceiro e o sétimo dia após o início dos sintomas.
III. As gestantes infectadas com o vírus SARS-CoV-2 têm maior chance de ter pior evolução da COVID-19, com maior risco de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), de precisar de intubação orotraquel e de evoluírem para o óbito.
IV. Não há contraindicação formal ao aleitamento materno, se a mãe apresentar teste positivo para COVID-19, desde que sejam instituídas medidas que garantam a proteção tanto da mãe quanto a do RN.
V. As vacinas contra COVID-19 podem ser aplicadas durante a gestação, em qualquer fase, após o primeiro trimestre da gravidez, devendo também ser evitada na presença de quadro clínico de síndrome gripal.
Estão CORRETAS apenas
II, III e V.
I, III, IV.
II, IV e V.
II, III e IV.
I e V.
A gripe e o resfriado são doenças muito semelhantes, porém, essas doenças são diferentes, uma vez que a o resfriado possui sintomas mais leves comparado aos sintomas da grupe. Assinale a assertiva que representa um sintoma exclusivamente da gripe.
Dor no corpo.
Dores musculares.
Dor leve de garganta.
Congestão nasal.
A brucelose é uma doença sistêmica bacteriana, com quadro clínico muito polimorfo. Seu início pode ser agudo ou insidioso, caracterizado por febre contínua, intermitente ou irregular, de duração variável. Sobre a brucelose, assinale a afirmativa INCORRETA.
Tem como reservatórios: gado bovino; suíno; ovino; caprino; dentre outros animais como cães.
Seu período de transmissibilidade é de seis meses, considerando a transmissão habitual de pessoa para pessoa.
São complicações que podem ocorrer: encefalites; meningites; neurites periféricas; artrite supurativa; endocardite vegetativa; e, endocardite bacteriana subaguda que, se não diagnosticada e tratada, pode levar a óbito.
O modo de transmissão ocorre através do contato com tecidos; sangue; urina; secreções vaginais; fetos abortados, placenta (grande fonte de infecção), ingestão de leite cru e derivados provenientes de animais infectados; acidentes em laboratórios; e, prática vacinal.
O botulismo é uma doença não contagiosa, resultante da ação de uma potente neurotoxina. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Existem 3 formas de botulismo (alimentar, por ferimentos e intestinal).
( ) O agente etiológico é o Clostridium botulinum, que produz oito tipos de toxinas.
( ) O período de incubação do botulismo alimentar pode variar de duas horas a 10 dias, com média de 12h a 36h.
( ) O botulismo é uma doença de notificação compulsória.
( ) A imunização é recomendada para populações de risco (crianças, gestantes e idosos).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
F - F - V - V - V
F - V - F - V - V
V - V - V - V - F
F - V - V - V - F
V - V - F - V - F
Um patógeno é qualquer microrganismo capaz de produzir uma doença. Os patógenos e parasitas representam uma ameaça à segurança do paciente, por isso a enfermagem deve estar atenta aos cuidados e às orientações dadas aos pacientes referentes às formas de evitar contaminações. A respeito de alguns patógenos, os meios de transmissão e como evitá-los, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) O meio de transmissão mais comum dos patógenos é pelas mãos.
(_) O vírus da imunodeficiência humana (HIV), o patógeno que causa a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e o vírus da hepatite B são transmitidos pelo sangue e outros fluidos corporais.
(_) É importante ensinar seus pacientes e os cuidadores da família a respeito da importância da higiene das mãos, que deve ser utilizada em todos os aspectos da vida, não só nas práticas de preparação de alimentos ou quando se cuida de um membro doente da família.
C - C - C.
E - E - E.
C - E - E.
E - C - C.
Os modos de transmissão de uma infecção variam de acordo com o agente infeccioso, e alguns agentes podem ser transmitidos por mais de uma via. Na cadeia epidemiológica, o modo de transmissão é o elemento mais importante, por ser o elo mais suscetível de quebra ou interrupção. As medidas das precauções (padrão e específicas) visam interromper esses mecanismos de transmissão e prevenir infecções. A respeito dos modos de transmissão, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(_) Transmissão por contato indireto ocorre quando o agente infeccioso é transferido de uma pessoa a outra sem que haja intermediação de um objeto ou pessoa contaminado.
(_) Transmissão por contato direto envolve a transferência de um agente infeccioso por intermediação de um objeto ou pessoa contaminado.
(_) Transmissão por gotículas ocorre quando as gotículas respiratórias contendo o agente infeccioso transmitem a infecção ao se deslocarem a curtas distâncias diretamente do trato respiratório do indivíduo infectado para a mucosa do hospedeiro suscetível.
C - C - E.
E - E - C.
C - E - E.
E - C - C.
A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada pela Bordetella Pertussis. Sobre seu agente etiológico é CORRETO afirmar que:
É uma alga.
É um fungo.
É uma bactéria.
É um vírus.
É um protozoário.
Com relação a parotidite infecciosa, assinale a assertiva CORRETA.
Em menores de 5 anos de idade, são comuns sintomas das vias respiratórias e perda neurosensorial da audição.
Trata-se da popular elefantíase.
O vírus da parotidite pode ser encontrado na urina até 30 dias após o início da doença.
A transmissão ocorre por água contaminada.
É comum que a infecção em mulheres cause vaginite.
Em uma consulta de puericultura, a mãe relata que a criança de 7 anos tem se queixado, há aproximadamente 3 dias, de dores abdominais, inapetência, êmese, prurido em região perianal.
Os sintomas apresentados pela criança são característicos de:
Giardíase.
Enterobíase.
Teníase.
Ascaridíase.
A Influenza é causada por diferentes tipos de vírus, sendo o A e o B os mais relevantes para os seres humanos; trata-se de doença infecciosa que ocorre durante todo o ano, porém é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Pessoas de todas as idades são suscetíveis ao vírus Influenza, entretanto alguns grupos são mais propensos a desenvolver formas graves da enfermidade, dentre elas: gestantes, puérperas, idosos, crianças e aquelas com alguma comorbidade. A melhor maneira de se prevenir contra a Influenza é vacinar-se anualmente. Em relação à vacina Influenza utilizada no Brasil até o ano de 2022 pelo Ministério da Saúde, é correto afirmar que:
A vacina que foi até então utilizada é a quadrivalente.
A vacina, quando aplicada na gestante, confere proteção apenas à mãe porque os anticorpos produzidos não passam para o bebê.
Por ser produzida com vírus atenuados, e por isso interferir na ação de outras vacinas, é contraindicada a aplicação com outras vacinas.
Depois da abertura do frasco, pode ser utilizada, no máximo, até sete dias desde que mantidas as condições assépticas e temperaturas de +2° C e +8° C.
Sobre a poliomielite, marque a alternativa CORRETA.
É uma doença não contagiosa aguda.
A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral.
A doença só acomete crianças de até 5 anos de idade.
É causada por uma bactéria que vive no intestino.
A escarlatina é uma doença infectocontagiosa bacteriana causada por estreptococos do grupo A, que afeta principalmente crianças em idade escolar. E está associada à infecção na faringe, febre e erupção na pele. Assim, a família deve ser orientada a manter a criança em isolamento por
24 horas após o início da antibioticoterapia.
72 horas após cessar a febre.
48 horas após cessar a erupção na pele.
24 horas após cessar a febre e terminar o ciclo de antibiótico.
Julgue as assertivas com V(Verdadeiro) ou F(Falso). Após julgamento, marque a alternativa correta.
I – Difteria é uma doença infectocontagiosa aguda que acomete primariamente as mucosas respiratórias superiores, ali produzindo sinais e sintomas decorrentes de uma reação inflamatória necrotizante e pseudomembranosa regional. Esta patologia constitui um caso de saúde pública por ser uma doença frequente em várias regiões do Brasil e por causar acentuado índice de mortalidade.
II – Para proteger contra a infecção pelo vírus da poliomielite, a recomendação da Organização Mundial de Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização é a de que sejam dadas 3 doses da vacina VIP, que é a vacina dada por meio de injeção, até os 6 meses e que sejam tomadas outras 2 doses da vacina até os 5 anos, que pode ser tanto por via oral, que é a vacina VOP, ou injetável, sendo esta forma a mais indicada.
III – Para as doenças infecciosas, a interrupção da transmissão exige o diagnóstico e a adesão do paciente com o regime de tratamento. O papel do(a) enfermeiro(a) é educar e, em algumas situações, reportar o caso para os agentes de saúde pública para rastrear os contatos e verificar o acompanhamento.
IV – O(a) enfermeiro(a) deve ressaltar a importância da imunização para os pais de crianças e para outros aos quais se recomenda a vacinação, como os pacientes idosos, os imunossuprimidos ou portadores de doenças crônicas.
V; F; V; F.
V; V; F; V.
F; V; F; V.
F; V; V; V.
V; V; V; V.
São locais habitualmente colonizados pela bactéria causadora da difteria.
Cérebro e baço.
Amigdalas e fígado.
Via respiratória superior e pele.
Rins e bexiga.
Fígado e baço.
As doenças de transmissão respiratória, como a Covid -19, têm sobrecarregado a atenção à saúde.
Diante de um cenário epidemiológico de alta transmissibilidade, é CORRETO afirmar que é importante:
Solicitar a população que mantenha ambientes arejados e realize a limpeza adequada das mãos.
Alertar a população sobre a necessidade de manter a residência livre de lixo e resíduos.
Orientar a população a beber água filtrada ou fervida e demais cuidados como saneamento básico.
Identificar grupos de menor risco de adoecimento e evolução para formas graves das doenças de transmissão respiratória.
Acerca da coqueluche, é CORRETO afirmar que:
É causada por um vírus de DNA.
É uma infecção respiratória aguda e não transmissível.
Pode atingir traqueia e brônquios.
Não existe vacina contra a coqueluche.
A ______ é uma doença infecciosa, na maioria dos casos febril e aguda, causada por um parasita, o plasmódio. Em seres humanos foram descritas quatro espécies que são transmitidas de pessoa a pessoa pela picada da fêmea do mosquito Anófeles. Tem ampla distribuição no território nacional.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Febre amarela
Chikungunya
Malária
Dengue
Zika