Questões de Concurso sobre Saúde da Criança

 
 
Disciplina 1
Assunto 14
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
2.187 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
A assistência de enfermagem ao recém-nascido e à criança direcionada à promoção do aleitamento materno, da hidratação oral e das imunizações contribui diretamente para a redução da mortalidade infantil.

C
Certo

E
Errado

“Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) para o período neonatal compreende um conjunto integrado de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e manejo dos agravos que, realizadas por profissionais de saúde que atuam no nível primário e comunitário, proporcionam atenção de qualidade às crianças, suas famílias e comunidades” .Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Atenção à saúde do recém-nascido: guia para os profissionais de saúde. 2ed. Atualizada. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Vol. 1 (Série A. Normas e Manuais Técnicas).


Atendendo a proposta de manejo dos agravos descrita pela AIDPI, na primeira consulta do recém-nascido a termo na Unidade Básica de Saúde, o enfermeiro na observação dos sinais clínicos apresentados pelo recém-nascido o classificou com presença de doença grave, implementou as intervenções de enfermagem prioritárias e o encaminhou para a unidade neonatal de referência.


Quais foram os achados clínicos que este recém-nascido apresentou, para ser considerado com doença grave?


A

Icterícia zona I, Temperatura 37,5ºC, Frequência Respiratória 50 irpm


B

Icterícia zona II, Temperatura 36,5ºC, Frequência Respiratória 40 irpm


C

Sucção preservada, Temperatura 37,5ºC, Enchimento capilar < 2 segundos


D

Frequência respiratória 60irpm, Peso > 2,5kg, Frequência Cardíaca 130bpm


E

Sinais de desconforto respiratório, Letargia, Enchimento capilar > 2 segundos

A Caderneta de Saúde da Criança é um documento importante para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento da criança, do nascimento até os 9 anos (BRASIL, 2017 ). Nela, a vigilância do crescimento infantil é acompanhada por meio de anotações realizadas pelos profissionais de saúde. Em relação à vigilância do crescimento infantil, analise as afirmativas abaixo.

I A Caderneta de Saúde da Criança possui os gráficos de crescimento do perímetro cefálico, do perímetro torácico, da circunferência abdominal, peso para idade e índice de massa corporal (IMC) para a idade.

II Várias medidas de crescimento da criança, quando colocadas como pontos no gráfico ao longo do tempo e unidas entre si, formam uma linha. Um traçado horizontal indica que a criança não está crescendo, o que necessita ser investigado.

III Os pontos de corte utilizados nas distintas curvas estão representados em escores z, que indicam unidades do desvio-padrão do valor da mediana (escore z 0).

IV Para utilizar a curva da Organização Mundial de Saúde em crianças pré-termo, deve-se corrigir a idade cronológica até 12 meses, ou seja, é preciso descontar o número de semanas que faltaram para atingir a idade gestacional de 37 semanas.

De acordo com a Caderneta de Saúde da Criança (2017), estão corretas as afirmativas


A

I e IV.


B

I e II.


C

II e III.


D

III e IV.

São considerados processos dolorosos no recém-nascido: punções venosas e arteriais, aspiração de tubo endotraqueal, aspiração das narinas e boca, intubação traqueal, uso de CPAP nasal, drenagem de tórax, punção de calcanhar, punção lombar, procedimentos cirúrgicos à beira do leito, entre outros. Sobre os procedimentos de controle e tratamento da dor ou estresse do recém-nascido na Unidade Neonatal, é CORRETO afirmar:


A

Sucção não nutritiva pode ser utilizada em recém-nascidos independente da maturidade neurológica.


B

Solução adocicada, como sacarose 24% ou glicose 25%, deve ser administrada na parte anterior da língua no momento do procedimento.


C

O aleitamento materno tem menor efeito analgésico que o da sacarose, mas pode ser utilizado para procedimentos como punção venosa e calcâneo.


D

Posição canguru é eficaz na redução do estresse e dor, especialmente em recém-nascidos pré-termos, e deve ser estimulada quando possível de acordo com o procedimento.

A icterícia é um dos problemas mais frequentes no período neonatal e corresponde à expressão clínica da hiperbilirrubinemia. Essa condição é definida como a concentração sérica de bilirrubina indireta (BI) maior que 1,5mg/dL ou de bilirrubina direta (BD) maior que 1,5mg/dL, desde que a BD represente mais que 10% do valor de bilirrubina total (BT) (BRASIL, 2011). Segundo o Ministério da Saúde (2011), no que se refere à hiperbilirrubinemia fisiológica durante a primeira semana de vida,


A

na prática, 98% dos RN apresentam níveis séricos de BI acima de 1mg/dL.


B

na prática, 1 a 8% dos RN apresentam níveis séricos de BT acima de 15-17mg/dL.


C

na prática, 1 a 8% dos RN apresentam níveis séricos de BT acima de 1mg/dL.


D

na prática 98% dos RN apresentam níveis séricos de BI acima de 15-17mg/dL.

A Fenilcetonúria é uma doença, diagnosticada através do teste da triagem neonatal/ teste do pezinho. Esta doença faz com que os alimentos que tenham uma substância chamada fenilalanina intoxique o cérebro, causando retardo mental irreversível.


Sobre a Fenicetonúria, é incorreto afirmar:


A

A Fenilcetonúria é uma doença genética que não tem cura, mas tem tratamento.


B

A realização do teste do pezinho antes do 3º dia poderá resultar em falsos resultados para a doença.


C

A Fenilcetonúria consiste basicamente em retirar da alimentação os alimentos que contenham fenilalaninas.


D

A Fenilcetonúria é uma doença genética dos recém-nascidos de baixo peso.

Os principais acidentes com crianças são: quedas, queimaduras, sufocação, afogamento, choque, intoxicações, entre outros. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2 em relação às medidas de prevenção de acidentes em criança.


Coluna 1


1. Quedas.

2. Queimaduras.

3. Afogamentos.


Coluna 2


( ) Não deixar criança sozinha em cima de móvel, mesmo que seja por segundos.

( ) Enquanto estiver com a criança no colo, não tomar líquidos quentes.

( ) Não deixar criança sozinha na banheira.

( ) Usar bocas de traz do fogão.

( ) Instalar barreira de proteção nas escadas.

( ) Não deixar criança sozinha perto de baldes, tanques e piscinas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

2 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1.


B

3 – 2 – 1 – 1 – 2 – 3.


C

1 – 3 – 2 – 2 – 1 – 3.


D

1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3.


E

2 – 3 – 1 – 1 – 3 – 2.

Os cuidados imediatos prestados ao recém-nascido correspondem aos cuidados realizados:


A

No berçário/alojamento conjunto.


B

Na primeira consulta do recém-nascido na Unidade de Saúde.


C

Desde a sala de parto e berçário/alojamento conjunto até a alta hospitalar.


D

Na sala de parto.


E

Durante a internação hospitalar.

Criança de três anos chega ao serviço de emergência com queixa de “convulsionando”. Sua genitora informa que ela vem apresentando tosse produtiva e febre há dois dias. Refere ainda que há meia hora seu filho começou a apresentar hipertonia e sialorreia, vômitos, desvio conjugado do olhar, cianose labial e presença de urina em fralda. Você é técnico de enfermagem do setor e vai prestar os cuidados, após atendimento do pediatra. Além da administração de anticonvulsivante, antitérmico, hidratação venosa, oxigenoterapia e monitoramento cardiorrespiratório, a enfermagem previne a aspiração mantendo o paciente em decúbito


A

frontal.


B

dorsal.


C

lateral.


D

ventral.


E

genu-peitoral.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado