Na central de Material de Esterilização (CME), os artigos são classificados de acordo com o risco e potencial de contaminação em artigos críticos, semicríticos e não críticos. Sobre estes artigos, assinale a alternativa correta:
Os artigos semicríticos entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e penetram em órgãos e tecidos, portanto necessitam de desinfecção de alto nível.
Os artigos críticos são aqueles que entram em contato com mucosa e pele não íntegra do paciente ou com mucosas íntegras e exigem desinfecção de médio ou alto nível ou esterilização.
Os artigos não críticos entram em contato com pele íntegra e superfícies, possuem risco de transmissão de infecção baixo, portanto necessitam de esterilização.
Artigos semicríticos são aqueles que entram em contato com mucosa e pele não íntegra do paciente ou com mucosas íntegras e exigem esterilização.
Artigos críticos entram em contato com tecidos estéreis ou com o sistema vascular e penetram em órgãos e tecidos, bem como todos os que possuem alto risco de causar infecção. Estes requerem esterilização.