Imagem de fundo

A higienização das mãos se refere a ação de higienizar as mãos para prevenir a prolifer...

A higienização das mãos se refere a ação de higienizar as mãos para prevenir a proliferação de microrganismos e evitar que pacientes e profissionais adquiram ou transmitam infecções relacionadas à assistência à saúde. Considerando a técnica da higienização das mãos e as diretrizes que regem a segurança do paciente, avalie as afirmações a seguir.

I. A preparação alcoólica para a higienização das mãos pode apresentar-se sob a forma líquida, contendo álcool na concentração de 50% a 70%, e sob a forma de gel e espumas, com álcool na concentração mínima de 70%.

II. A higienização das mãos engloba higienização simples, higienização antisséptica, fricção antisséptica com preparação alcoólica e antissepsia cirúrgica.

III. Para a higienização simples das mãos em local onde haja possibilidade de exposição a agente biológico, deve haver um lavatório exclusivo provido de água corrente, sabão líquido, toalha descartável ou de tecido e lixeira com sistema de abertura sem contato manual.

IV. Os cinco momentos para a higienização das mãos são: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimentos; após situações que envolvam o risco de exposição a fluidos corporais do paciente; após tocar o paciente; e após tocar superfícies próximas a ele.

É correto apenas o que se afirma em:

A
II e IV.
B
I e III.
C
II e III.
D
I, II e III.
E
I, III e IV.